O agrião é mais um daqueles alimentos cultivados desde o início da existência humana.

Com sabor peculiar e picante, esse vegetal é considerado um dos mais nutritivos do mundo. E não é somente por causa de seus macronutrientes que o agrião é benéfico para sua saúde.

Se olharmos mais de perto, este vegetal contém vitaminas importantes em grande concentração, como a Vitamina K, C e A, além de minerais como o potássio. Consumir regularmente o agrião pode te ajudar de várias formas, como:

Fortalecer os ossos
Se você tem ossos frágeis, uma das possíveis causas pode ser a deficiência de vitamina K, visto que essa vitamina é responsável pela absorção de cálcio pelo organismo, mineral este fundamental para a saúde óssea.

Ajudar a Emagrecer
O agrião é um dos vegetais com baixo índice calórico, além conter boas quantidades de fibras, que ajudam a aumentar a sensação de saciedade por mais tempo no estômago, evitando que se consuma mais calorias do que o necessário ao longo do dia, além de regular o funcionamento do intestino.

Controlar a diabetes
O agrião possui alta concentração de ácido alfa-lipóico, composto capaz de aumentar a nossa sensibilidade a insulina e reduzir os níveis de glicose do sangue. Ao incluir o vegetal na sua dieta, é possível controlar a diabetes, além de prevenir a doença.

Prevenir o câncer
Especialistas acreditam que o consumo de agrião pode ajudar a prevenir diversos tipos de cânceres, entre eles, o de mama, além de atuar como uma espécie de escudo protetor dos nossos tecidos saudáveis durante o tratamento de radioterapia.

Combater doenças respiratórias
Por ter grandes quantidades de vitamina C em sua composição, o agrião pode ser útil no fortalecimento do nosso sistema imunológico, ajudando na prevenção de diversos tipos de doenças, como gripes, resfriados entre outros problemas respiratórios.

Reduzir a pressão arterial
Por ser rico em potássio e magnésio, o agrião também contribui na redução da pressão arterial. Esses nutrientes possuem a função fundamental de vasodilatadores, que podem relaxar os vasos sanguíneos.

Melhora a digestão
Vegetais como o agrião são ricos em clorofila e contém uma boa quantidade de enzimas que ajudam na absorção de nutrientes e tornam o processo digestivo mais eficaz, melhorando a digestão como um todo. Se você não gosta muito do sabor do agrião, uma maneira mais palatável de consumir esse vegetal é através de sucos.

Veja como preparar um suco a base de agrião, excelente para tratar e prevenir problemas respiratórios, além de fornecer energia e fortalecer a imunidade:

Ingredientes
2 laranjas, 1 colher de sopa de agrião, 1 colher de mel, 250 ml de água

Para preparar a bebida, basta bater todos os ingredientes no liquidificador e consumir em seguida.