A canela-de-velho, Miconia albicans, é uma planta muito comum no Nordeste brasileiro. Pertence ao gênero botânico Miconia, da família Melastomataceae, que tem diversas contribuições na medicina popular. Vale a pena você conhecer e, se tiver alguma inflamação dolorosa, experimentar.

Propriedades da planta
A canela de velho é uma planta subarbustiva, com um caule bastante fino, que pode chegar a medir até 1,20 metros. Existem mais de 15 variedades da planta e todas elas podem ser usadas no tratamento para combater dores. Conhecida como um verdadeiro milagre para quem sofre com as dores das doenças reumáticas, a canela de velho possui propriedades quem ajudam a aliviar os incômodos de enfermidades como artrose, a artrite reumatoide e inflamações nas articulações.

Além de ajudar no combate às dores dessas doenças crônicas, o consumo da canela de velho também é uma excelente forma natural de aliviar incômodos de problemas como tendinites, torcicolo, dores na coluna, torções nos pés, bursites, hérnias de disco, complicações da diabetes e doenças estomacais e intestinais.

A planta também ajuda a a purificar o sangue, atua contra os radicais livres, funciona como estimulante sexual e a pode ser usado para tratar inflamações gerais. Não somente um anti-inflamatório, o chá de canela de velho também tem propriedades antioxidantes, tônicas, digestivas, antimutagênicas, antitumorais, antimicrobianas e hepatoprotetoras.


No momento de escolher a erva
Os benefícios da planta, no entanto, somente podem ser aproveitadas quando as folhas estão saudáveis. Para escolher, é preciso observar se existe mofo proveniente de armazenamento errôneo. Além disso, ao comprar em feiras, observe se foram colocadas ainda verdes ao saco, pois isso não pode ser feito. Em algumas dessas ocasiões a planta fica exposta sem proteção à poeira, aos insetos e secas ao sol. Todas essas situações citadas acima devem ser descartadas na hora da aquisição.

A forma ideal de conservação é em recipientes de lata, porcelana ou vidro, mas nunca em plástico. Além disso, devem ser secas à sombra dependuradas em varais e cobertas com tecido para, em seguida, serem armazenadas.

Forma de preparar o chá

Você vai precisar de 1 litro de água e entre 15 e 20 folhas da erva. Em um recipiente, coloque 1 litro de água e aguarde ferver. Quando isso acontecer, adicione as folhas e deixe por 30 segundos em fervura. Em seguida, desligue o fogo e tampe, deixando descansar em infusão por mais ou menos 1 hora. Coe e consuma quente ou gelado. Consuma diariamente 1 xícara no período da manhã e outra no período da noite, dando preferência a consumir antes das principais refeições.

Tratamento

O tratamento deve ser feito por, no mínimo, 30 dias para que os resultados sejam bons e duradouros, e pode se estender à, no máximo, 60 dias.


Contraindicações
Não foram encontradas contraindicações e efeitos colaterais nas literaturas consultadas, desde que se observe as doses máximas de consumo. Sempre procure orientação médica antes de consumir medicamentos, mesmo que naturais.

Esperamos que esta informação tenha sido muito útil. Compartilhe este artigo com seus amigos. Se você deseja que seus contatos também se beneficiem, compartilhe essas informações com os seus contatos, amigos e familiares.