Se alguém perguntar quais os alimentos mais saudáveis que você pode encontrar na cozinha, há boas chances de um desses dois ingredientes, ou ambos, estarem na lista: mel e limão.

De fato, tanto o mel como o limão podem trazer grandes benefícios para a saúde, em grande parte devido aos seus nutrientes e propriedades medicinais.

O mel por exemplo, é rico em antioxidantes e tem propriedades antibacterianas, e por essa razão é tão utilizado para tratar garganta inflamada e doenças respiratórias.

Já o limão, além de fornecer energia e ser bom para o humor, estimula o sistema imunológico, desintoxica, trata anemia, prisão de ventre e previne alguns tipos de câncer.

E o que acontece se unirmos esses dois ingredientes? No vídeo de hoje vamos te explicar alguns dos benefícios de beber água com limão e mel:

Dá energia
Se você é daquelas pessoas que sai da cama caminhando que nem um zumbi, essa combinação pode ajudar a te acordar mais rápido. Ao beber água com limão, você ativa o sistema digestivo, ajudando o organismo no processo de depuração das toxinas, que podem nos deixar cansados.

Melhora a digestão
O limão é um grande aliado do sistema digestivo, ajudando o fígado a produzir a bile, fluído que atua na digestão e absorção de nutrientes. O mel também não fica de fora dessa: suas enzimas contribuem para uma melhor digestão, além de sua função prebiótica, que melhora o funcionamento do intestino e a absorção de nutrientes.

Ajuda a perder peso
O suco de limão é uma grande ajuda para emagrecer porque desintoxica o organismo, desincha e aumenta a sensação de saciedade. Além disso limpa também o paladar, tirando a vontade de comer alimentos doces que engordam ou prejudicam a dieta.

Protege contra infecções
Além de limpar e purificar o sangue, o limão estimula o sistema imunológico, ajudando o organismo a combater infecções. O mel usa por sua vez, possui um arsenal de armas contra as infecções, incluindo peróxido de hidrogênio, a acidez, o efeito osmótico, uma alta concentração de açúcar e polifenóis – todos capazes de matar células bacterianas ativamente. A combinação desses dois ingredientes também age como um poderoso diurético, limpando e protegendo o trato urinário de infecções.

Melhora a saúde bucal
Por mais que não gostamos de admitir, é muito comum acordarmos com um hálito nada agradável. O limão pode te ajudar a resolver o problema. A fruta é um adstringente e bactericida natural que atua limpando os dentes, a língua, a garganta. Além disso, estimula as glândulas salivares, ajudando o organismo a matar bactérias presentes na boca.

Melhora a pele
Tanto o mel como o limão podem fazer maravilhas para a pele, seja consumindo-os com água ou aplicando-os diretamente. Eles ajudam no tratamento da acne, a clarear manchas e a manter a pele com aspecto mais jovem e saudável.

Agora que você conhece os benefícios dessa combinação, veja como prepará-la:

Ingredientes

Suco de 1/2 limão;
1 colher de chá de mel;
Água.

Como fazer

Coloque a água para ferver. Depois que ferveu, deixe-a esfriar um pouco.
Com a água ainda morna, adicione o limão e o mel e misture bem. A temperatura ideal da água é entre 36º e 41º F, pois se tiver muito quente, muitas propriedades do mel podem ser perdidas. É recomendado beber a mistura logo que preparar, ainda em jejum.