Você costuma fazer viagens longas de avião? Se sim provavelmente já deve saber que ficar sentado por longos períodos em viagens de avião pode ter efeitos nocivos no sistema circulatório.

Se você for mulher, já deve ter ouvido falar que tomar pílula anticoncepcional por muito tempo não faz bem.

Mas o que longas viagens de avião e pílulas anticoncepcionais têm em comum afinal? Ambos aumentam significativamente as chances de você desenvolver um coágulo sanguíneo.

No caso das pílulas, estas contém diferentes formas dos hormônios femininos que aumentam os níveis de fatores de coagulação, responsáveis pelo aumento do risco de coágulos de sangue.

Já nos aviões, a formação dos coágulos é decorrente do fato de que em viagens de muitas horas, ficamos muito tempo sentados, sem mexer as pernas.

Essa imobilidade prejudica o retorno do sangue venoso dos pés e pernas de volta para o coração.

Quando a velocidade do sangue diminui dentro das veias pode haver a formação de um coágulo de sangue.

Quando esses coágulos bloqueiam o fluxo de sangue nas veias, como da perna por exemplo, temos uma condição chamada Trombose Venosa Profunda (TVP).

Em geral, esses coágulos se dissolvem sozinhos, mas podem ser fatais se viajarem para outro lugar do corpo – como os pulmões ou o coração. O problema é que nem sempre esses coágulos são facilmente identificados.

Aqui estão os sete sintomas mais comuns de coágulo de sangue:

Você tem inchaço em um braço ou perna
A TVP faz com que uma perna pareça mais fofa do que a outra, mais frequentemente abaixo do joelho. Sua perna provavelmente será visivelmente maior, mas, se você não tiver certeza, meça com uma fita métrica.

Sua perna ou braço fica vermelho e quente ao toque
O fluxo sanguíneo reduzido de um membro aumenta a pressão em uma veia, empurrando fluidos para os outros tecidos e causando inflamação, calor e vermelhidão. Entretanto, há chances também de você ter um coágulo sem vermelhidão ou inchaço.

Seu coração está acelerado e você sente falta de ar
Um coração acelerado é o sintoma mais comum – e às vezes o único – de uma embolia pulmonar (EP) quando o coágulo foi para o pulmão. É como se você tivesse feito exercício, sem o fazer.

Você tem dor em uma de suas pernas ou braços
Pressão desconfortável na perna é outro sintoma comum do coágulo sanguíneo. Normalmente não é grave, mas vai parecer doloroso, como se algo não estivesse certo – especialmente quando você está andando.

Você se sente como se estivesse tendo um ataque de pânico
Não é incomum sentir-se super ansioso se tiver uma embolia pulmonar. Além de tontura e vertigem, a pessoa pode se sentir como se estivesse prestes a morrer, sensação semelhante em pessoas que sofrem com ataques de pânico.
Você tem uma dor aguda no peito Em alguns casos de embolia pulmonar, você pode sentir dor no peito que é aguda, súbita e dói mais se você respirar fundo ou tossir.

Você está tossindo sangue
Um coágulo pode resultar em inflamação e acúmulo de líquido nos pulmões, fazendo com que você tussa o sangue. Isso geralmente acontece na pneumonia, mas pode ser também devido a uma embolia pulmonar.

A qualquer sinal de coágulo sanguíneo, procure um médico hematologista.

Fonte: 7 Warning Signs of a Blood Clot That Can’t Be Ignored