A rinite é uma inflamação crônica da mucosa nasal e acomete cerca de 15 a 20% da população mundial. É uma reação alérgica provocada por elementos como o pelo de animais, ácaros, pólen de árvores e plantas, dentre outros. Há pessoas que sofrem com este problema habitualmente, enquanto que em outras a rinite alérgica ataca em uma estação específica do ano.
Os sintomas da rinite
Alguns dos principais sintomas da rinite são os seguintes:
Tosse;
Coceira nasal;
Lacrimejamento constante;
Espirros;
Congestão e coceira ocular;
Dor de cabeça;
Irritabilidade;
Falta de apetite.
Tratamento natural para rinite
Geralmente, o tratamento para rinite é feito com anti-histamínicos, além de evitar o contato com alergênicos ao máximo. Além desses medicamentos, existem alguns alimentos e remédios caseiros que podem ajudar no combate aos sintomas da rinite. Confira alguns destes remédios a seguir:
Duas vezes ao dia, tome suco de abacaxi com maçã e mel;
Toda noite antes de dormir, faça um banho de vapor com chá de eucalipto;
Ao despertar, tome um chá quente de alecrim-de-jardim com eucalipto e erva-cidreira, adoçado com mel, junto com o suco de dois limões e 15 gotas de óleo de rícino. Faça esse procedimento durante 30 dias ininterruptos;
Três vezes ao dia, tome chá de quebra-facão e alecrim-de-jardim adoçado com mel, contendo suco de um limão e 5 gotas de óleo de rícino, durante 30 dias;
Tome suco morno de laranja com abacaxi e 30 gotas de própolis;
A raiz de alcaçuz, além de desinflamar, combate a tosse e ajuda a expectorar. Pode ser utilizado como infusão, pastilhas e extrato.
A urtiga possui propriedade depurativa e ajuda a combater os efeitos da histamina em pessoas alérgicas, principalmente ao pólen. Pode ser consumida como extrato, em infusão ou no preparo de sopas;
A cúrcuma é uma especiaria que possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, anticancerígenas, dentre outras. Esta especiaria previne ou diminui os sintomas de alergias em geral. Pode ser usada no preparo de sopas, cremes, refogados, ensopados etc.
É melhor evitar
Para tratar a rinite alérgica, também se deve ter cuidado com a alimentação, evitando alimentos que contenham muita histamina, como mariscos, embutidos, peixes crus, queijo curado e outros.