O capim-limão contém propriedades que ajudam a manter o metabolismo acelerado, contribuindo para o emagrecimento
Os chás costumam ser fortes aliados para quem deseja curar, de forma natural, inúmeras doenças e sintomas. A bebida serve ainda para aqueles que pretendem emagrecer de forma saudável. Uma das principais ervas que contribuem para a perda de peso é o capim-limão.
Mas segundo o especialista Juliano Pimentel, o consumo sozinho dos chás não traz nenhum milagre. “Para que surtam efeito, você deve utilizá-los sempre em conjunto com uma alimentação de verdade (cortando comidas processadas e açucaradas) e com a prática regular de atividades físicas.”
O capim-limão contém propriedades que ajudam a manter o metabolismo do organismo acelerado, o que facilita a queima de gordura corporal, contribuindo para o emagrecimento.
O chá de capim-limão também serve como um diurético natural, ajudando a a eliminar qualquer excesso de líquido, uma das principais causas do inchaço na região do abdômen.
Por ter propriedades responsáveis por auxiliar o processo digestivo, o chá de capim santo também ajuda a melhorar o funcionamento intestinal.
Para utilizar o chá de capim santo para o emagrecimento, busque consumi-lo junto com uma dieta equilibrada e uma xícara da bebida, preferencialmente, meia hora antes das três principais refeições do dia.
Além de aliar o consumo da bebida natural com uma dieta leve e saudável, para que o resultado seja ainda mais eficaz, busque também praticar exercícios físicos diariamente.
Como preparar o chá?
Use uma colher de capim-limão para cada xícara de água utilizada. Coloque a água para ferver e depois de pronta desligue o fogo e adicione a erva. Deixe o recipiente abafado por aproximadamente 15 minutos e consuma logo em seguida.
Contraindicações
Apesar de ser uma bebida benéfica e natural, em alguns casos, o consumo do chá de capim-limão pode prejudicar a saúde.
Mulheres que estão em processo de gestação ou de amamentação devem evitar o consumo da bebida, pois a mesma pode afetar a saúde do feto ou até mesmo da mãe.
Pacientes que sofrem de gastrite também precisam evitar o consumo do chá de capim-limão, assim como pessoas com hipotensos ou hipotireoidismo.
Aqueles que fazem uso de medicamentos sedativos só devem consumir o chá de capim-limão sob supervisão de um profissional da área de saúde.
O consumo em excesso do chá de capim-limão pode levar o indivíduo a sofrer de hipotensão e baixar a pressão arterial em níveis perigosos.
Controle emocional com capim-limão
Muitas pessoas costumam ter descontroles emocionais e a maioria delas desconta a tensão e os problemas na comida, o que prejudica a dieta e desregula toda a alimentação.
Uma outra forma que o capim-limão tem de contribuir para o emagrecimento é graças ao seu poder de ajudar no controle emocional, ajudando a combater a depressão, ansiedade e nervosismo.
Outros benefícios do capim-limão para a saúde
A bebida natural ajuda no processo da digestão, trata problemas relacionados ao estômago, alivia inchaços, contribui para o combate à depressão, insônia, estresse, ansiedade, infecções na pele, dores no corpo, asma, tosse, catarro, dores de cabeça, reumatismo, diarreia, entre vários outros.
O chá de capim-limão serve como aliado para tratamento de azias e cólicas intestinais e também combate às flatulências em excesso.
Além de combater às cólicas intestinais, o chá de capim limão também é um excelente tratamento alternativo para acabar com as cólicas menstruais.
Devido às substâncias tranquilizantes presentes na composição do chá de capim-limão, a bebida natural também ajuda a promover um bem-estar e tranquilidade.