O vinagre de maçã tem efeito alcalinizador no organismo, isto é, ele ajuda a reter o cálcio do corpo. Essa ação é a responsável pelo efeito rejuvenescedor
Com o passar do tempo, o corpo do ser humano não é mais o mesmo, pois diversas transformações são propostas devido a idade, alimentação, e os exercícios físicos ou até mesmo a falta deles. As células, aos 50 anos, não funcionam no mesmo ritmo que aos 20, e isso ocorre porque da mesma forma que envelhecemos esses organismos também passam por esse processo, e no caso deles a recomposição de elementos novos acontece de forma mais lenta.
Junto a velhice, vem a tendência de desenvolver algumas doenças, à exemplo de diabetes, câncer, problemas cardíacos, osteoporose, artrite e mal de Alzheimer. Porém, alguns hábitos incentivam uma vida longa e assim impedem a propagação dessas e outras enfermidades ligadas ao processo de envelhecimento do corpo. Pode-se usar como exemplo o caso do vinagre de maçã.
Povos longevos e seus segredos
Os georgianos, da Rússia, bem como alguns grupos do Equador, Tibete, Paquistão, Peru e China, são povos que têm uma taxa de longevidade elevada. Essa característica é comum entre esses povos devido a forma dos territórios onde vivem, isto é, são regiões de grandes altitudes, compostas de águas derretidas das geleiras. Esse líquido consumido por esses habitantes é rico em minerais alcalinos, que ajudam o corpo a manter o pH saudável, como é o caso do cálcio.
Como o vinagre de maçã pode ajudar?
Já está comprovado que o cálcio é o fator principal para retardar o envelhecimento, mantendo o corpo jovem, a saúde em dia e proporcionando uma vida mais longa. Desta forma, alimentos que possuem cálcio ou os que tenham elementos capazes de manter esse nutriente no corpo são os responsáveis por manter longe o envelhecimento das células.
Neste sentido, se tem o vinagre de maçã, alimento que tem efeito alcalinizador no organismo, em outras palavras, se diz que ele ajuda a reter o cálcio. De acordo com alguns estudiosos, ingerir o vinagre antes das refeições diminui o risco da taxa de glicose aumentar posteriormente. Além disso, o consumo desse líquido ajuda o corpo a absorver melhor os nutrientes dos alimentos, como as proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas A, B, C e E, ferro, zinco, ferro, magnésio e muitos outros.