Você sabia que a cúrcuma com mel de abelha é um santo remédio natural? Aprenda a preparar e confira seus diversos benefícios à saúde
A maioria das pessoas já teve algum tipo de experiência com uma planta medicinal conhecida pelo nome de cúrcuma. Ela pode ser usada como uma especiaria ou ainda no preparo de alguns medicamentos caseiros, como é o caso do leite dourado, por exemplo.
Para quem não conhece, a cúrcuma pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e supermercados maiores na forma de um pó de coloração amarela. Trata-se de um excelente medicamento natural misturado com outro: a cúrcuma com mel de abelha.
Benefícios e propriedades
Entre os diversos benefícios encontrados está a ação anti-inflamatória, que pode ser usada não apenas para combater e destruir as bactérias causadoras de doenças, mas também para promover o fortalecimento das defesas do corpo. O medicamento, ao contrário dos medicamentos antibióticos industrializados, não possui efeitos colaterais sobre a flora intestinal.
O uso da cúrcuma com mel é eficaz ainda ao trazer diversas melhorias no processo de digestão, além de aumentar a atividade da flora benéfica do intestino.
A curcumina, polifenol natural identificado como ingrediente ativo essencial na cúrcuma, atinge mais de 150 funções terapêuticas que incluem a sua ação como antioxidante, anti-inflamatório e anti-câncer.
A cúrcuma com mel pode ser usada também por aqueles que sofrem com hemofilia e hipertensão, uma vez que a mistura tem propriedades que ajudam a afinar o sangue e reduzir a pressão arterial, além de diminuir os níveis de açúcares no sangue.
Modo de consumo
Ao notar os primeiros sintomas da doença, utilize esse medicamento natural ao invés dos medicamentos industrializados normalmente usados. Pode ser aplicado em resfriados, logo ao notar os primeiros sintomas. Para isso, faça o preparo descrito a seguir:
Ingredientes
– 100 g de mel de abelhas puro
– 1 colher de sopa de cúrcuma
– 1 frasco de vidro com tampa devidamente higienizado
Em um recipiente, misture bem os dois ingredientes até notar que ambos formaram uma mistura homogênea. Em seguida, armazene no frasco separado e feche bem. Aos primeiros sintomas de resfriado, siga as seguintes instruções:
Passo 1: Ao primeiro dia que notar os sintomas, tome meia colher de chá da mistura de hora em hora durante o dia inteiro.
Passo 2: No segundo dia, tome meia colher de chá da mistura a cada duas horas, durante o dia inteiro.
Passo 3: No terceiro dia, tome meia colher de chá da mistura três vezes ao dia.
Outras utilizações
Para problemas respiratórios, consuma a mesma mistura na dose de uma colher de chá três vezes ao dia durante uma semana. O medicamento natural também pode ser misturado nessa proporção ao leite ou ainda ao chá.
Contraindicações e precauções
Diabéticos devem consultar um médico antes de consumir o medicamento. Pacientes que sofrem de doenças biliares não devem fazer uso desse medicamento natural, uma vez que causa contração muscular na vesícula biliar.