A dor nos ossos é um sintoma que afeta quase toda a população. Mas existem tratamentos à base de diversos chás que ajudam a combater o problema
Segundo dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo menos 80% da população mundial sofre de dores nos ossos, principalmente na coluna.
Apesar do número ser bastante assustador, existem diversos tratamentos naturais, principalmente à base de chá, que ajudam a combater dores nos ossos.
As dores nos ossos podem surgir em decorrência de má postura, cansaço ou alguma lesão. Mas também pode ser sintoma de doenças mais graves, como osteoporose, artrite, reumatismo, entre tantas outras.
Caso os incômodos sejam constantes e intensos, procure a ajuda de um profissional. Os chás que combatem as dores ósseas servem como um complemento no tratamento e não devem substituir os medicamentos receitado por especialista.
Chazinhos caseiros para tratar dor nos ossos
Chá de gengibre
Essa raiz é conhecida no mundo da medicina alternativa devido à sua ação analgésica e anti-inflamatória, sendo uma excelente forma natural de diminuir as dores nos ossos.
O gengibre ajuda a eliminar toxinas do organismo e melhor o funcionamento das articulações.
Ingredientes
200 ml de água
1 colher (de sopa) de gengibre
Modo de preparo
Rale o gengibre, coloque a água para ferver e adicione a colher da raiz. Depois de fervido, desligue o fogo e abafe o recipiente por 5 minutos. Ingira três xícaras da bebida por dia.
Chá de urtiga
Devido ao poder diurético da planta, o chá de urtiga ajuda a eliminar líquidos retidos nas articulações, que podem ser uma das causas das dores nos ossos.
Ingredientes
1 colher (de sopa) de urtiga
1 litro de água
Modo de preparo
Leve os ingredientes ao fogo e deixe cozinhar por aproximadamente 4 minutos, contando a partir do início da ebulição.
Depois do tempo, desligue o fogo e abafe o recipiente e deixe repousando por 10 minutos. Coe a bebida antes de consumi-la e procure ingeri-la duas a três xícaras por dia.
Chá de ulmária
A erva tem uma forte ação sobre o sistema circulatório, além de ter excelentes propriedades diuréticas e anti-inflamatória.
Ingredientes
Um punhado de folhas de ulmária seca
1/2 litro de água
Modo de preparo
Leve todos os ingredientes ao fogo e deixe ferver por 7 minutos. Depois da ebulição, desligue o fogo e abafe o recipiente por alguns minutos. Beba o chá antes das principais refeições do dia.
Raiz de bardana
A raiz de bardana é um poderoso remédio natural contra as dores nos ossos por ser considerado um ácido graxos essencial e ainda um anti-inflamatório natural.
Ingredientes
1 colher (de chá) da raiz de bardana
200 ml de água
Modo de preparo
Coloque a água para ferver e acrescente a raiz. Depois de fervido, desligue o fogo e abafe o recipiente por 5 minutos. Ingira a bebida aos poucos.
Chá de alfafa
Rica em vitamina K, a alfafa atua na prevenção da perda óssea, ajudando a recalcifica-los. O chá pode ser usado no combate a diversos problemas e doenças que afetam diretamente os ossos.
Ingredientes
1/2 litro de água
Uma xícara (de chá) de alfafa
Modo de preparo
Coloque a água no fogo e acrescente os brotos de alfafa e aguarde até a mistura ferver. Desligue o fogo e abafe o recipiente por alguns minutos. Coe a bebida antes de consumi-la.
Cavalinha
A cavalinha é uma planta com grande presença de silício, ideal para proteger os ossos da perda de cálcio, prevenindo futuros danos na saúde óssea.
2 colheres (de sopa) de folhas secas de cavalinha
1 litro de água
Modo de preparo
Leve todos os ingredientes ao fogo e deixe ferver por alguns minutos. Depois de fervido, desligue o fogo e abafe o recipiente até que a bebida fique morna. Coe e beba logo em seguida, consumindo o chá pelo menos duas vezes ao dia.
Como fortalecer os ossos
Praticar exercícios regularmente ajuda a evitar doenças ortopédicas como artrose, artrite, reumatismo, entre outras.
Invista em uma alimentação rica em fontes de cálcio, mas evite combiná-los com alimentos ricos em fibras, pois este nutriente prejudica a absorção de cálcio.
Diminua o consumo de bebida gaseificadas. Muitas vezes essas bebidas danificam a densidade e força dos ossos após algum tempo.
Evite o uso do cigarro, álcool e café, pois esses vícios podem prejudicar a densidade óssea.