A Spirulina é uma cianobacteria, capaz de realizar a fotossíntese assim como as plantas.
Manipulada e receitada em forma de capsulas seu consumo fica entre 500 a 2000mg/dia.
Segundo o nutrólogo Roberto Navarro , é indicada para quem faz dieta hipocalórica, para complementar os nutrientes.
Geralmente também é usada em pacientes em fase de recuperação de cirurgias ou alcoólatras, que fazem necessário um aporte nutricional maior.
Conheça todos os nutrientes presentes na spirulina e os benefícios que ela traz para o organismo:
Ajuda na saciedade
A spirulina contem fenilalanina, que estimula a saciedade. Quando ingerida antes das refeições , forma um gel no estômago, que desacelera o esvaziamento gástrico e reduz a fome.
Rica em Proteínas
Composta de 53 a 62%de proteínas, é rica em aminoácidos essenciais. Aqueles buscados nas alimentações que são o que nosso corpo não consegue sintetizar. Muitas dessas proteínas são comparadas as encontradas no leite e na soja. Dessa forma é indicada como suplemento alimentar para atletas.
Poderoso Antioxidante
De acordo com o artigo publicado na revista científica online Real Raw Food , 3 gramas de spirulina contem mais antioxidantes e anti-inflamatórios do que cinco porções de frutas e vegetais. De acordo com estudos, a spirulina seria 31 vezes mais potente do que o mirtilo,60 vezes mais potente do que o espinafre e 700 vezes mais potente que a maçã.
Os antioxidantes ajudam a combater os radicais livres e auxiliam nos processos inflamatórios,mantem a pele jovem e previne doenças como o câncer.
spirulina
Cálcio para os Ossos
Uma pesquisa desenvolvida pela farmacêutica Cyanotech Corporation, nos Estados Unidos revelou que a spirulina contem 180% de cálcio a mais do que o leite, nas mesmas proporções. O cálcio é quem fortalece os ossos, e previne a osteoporose.
Mas o recomendado como melhor fonte de cálcio ainda esta o leite, já que as quantidades de spirulina que deveriam ser ingeridas para ter os mesmos efeitos estão acima do recomendado. Avaliando a tabela nutricional, a spirulina tem 10mg de cálcio para cada 3g.
Diminui o Colesterol
A spirulina contém ácidos graxos essenciais da família do ômega 6. O principal deles é o gama-linolênico, que ajuda na redução e prevenção do acúmulo de colesterol ruim (LDL).
Mais betacaroteno que a cenoura
Possui quantidade significativa de betacaroteno, que pode ser transformada em Vitamina A. A vitamina ajuda na produção e manutenção dos fios de cabelo, dentes, gengiva, glândulas, membranas, mucosas, olhos e pele. Além de ser necessária para visão noturna e para podermos diferenciar as cores, além de ser essencial para o sistema imune.
Pesquisas feitas pela Cyanotech Corporation, afirma que a spirulina tem 3100% a mais de betacaroteno que as cenouras.
Apesar de ser muito rica desse nutriente, não se sabe quanto de betacaroteno se transformaria em vitamina A , cuja necessidade diária é de 800mcg.
Mais Ferro que o Espinafre
Uma porção de spirulina contém cerca de 6,5mg de ferro, cuja necessidade diária varia de 11mg a 8mg para homens conforme a idade e de 15mg a 18mg para mulheres conforme a idade.
Cérebro Funcionando com Magnésio
Estudos realizados mostram que a spirulina tem cerca de três a 15 vezes mais magnésio do que o arroz e as farinhas de trigo, milho e soja.
O magnésio é responsável por atuar no funcionamento dos nervos e músculos, manter o ritmo cardíaco e resistência óssea, síntese de proteínas e regular a pressão arterial.
Cada 2g de spirulina contém 10mg de magnésio.
Imunidade fortalecida com Zinco
Na spirulina o teor de zinco é de quatro a 24 vezes maior do que as farinhas de trigo, milho e soja. Além de apresentar poder anti-inflamatório é essencial para o fortalecimento do sistema imunológico.
Fonte: minhavida.com.br
