A depressão é às vezes chamada de “a peste do século 21”. Estudos mostram que, na realidade, é uma condição médica que pode ser tratada como qualquer outra doença. No entanto, o primeiro passo para se livrar do problema é entender que sua condição é realmente depressão e não outra coisa. Há certos alarmes que você deve saber para identificá-lo corretamente.

Nesta matéria queremos lhe fornecer os sinais mais comuns de depressão para que você possa estar ciente e, se presente, consultar seu médico.

A falta de energia dura muitos dias seguidos, mesmo que sua rotina não tenha mudado muito. Você se sente cansado desde que você acorda.

Você se sente inútil e você não merece estar vivo

Você pode começar a acreditar que você é inútil. Você também pode ter pensamentos suicidas e pode não ter medo da morte, já que não encontra o sentido da vida.

Você tem problemas de concentração e memória

Você começa a esquecer coisas importantes e não consegue lembrar facilmente um nome ou um número de telefone. Ouvir alguém ou ler um livro torna-se um desafio, pois você não pode se concentrar no que está lendo ou no que está acontecendo ao seu redor.

Você desenvolve problemas de sono

Isso pode ser insônia ou você pode dormir mais horas. Mesmo depois de uma longa noite na cama, você ainda quer dormir mais. Você não tem energia e sente que pode passar o dia inteiro na cama.

Suas mudanças de peso

De repente, você ganha alguns quilos ou perde peso sem motivo aparente. Você também pode desenvolver um enorme apetite e sentir fome constantemente, não importa o quanto você coma. Ou você para de sentir fome mesmo.

Nada te traz prazer

Mesmo as coisas, atividades e pessoas que você costumava amar não acrescentam alegria à sua vida. Você está constantemente entediado, cansado e não sente vontade de fazer sua vida passatempo ou visitar seu melhor amigo.

Seu humor está em farrapos

Você se sente completamente triste, ansioso ou irritado, e não consegue identificar a razão exata para isso.

Sua saúde se deteriora

De repente, você começa a sentir desconforto ou dor com mais freqüência nas articulações ou nas costas, e você pode ter problemas digestivos. Nenhum deles tem um motivo fácil de explicar (como um trauma ou um almoço gordo) e os sintomas não desaparecem com o tratamento médico usual.

Lembre-se de que, para ser um sintoma de depressão, todas essas condições devem ser contínuas.Se você ou um membro da família ou um amigo apresentar sinais de depressão, vale a pena consultar um médico que possa controlar seu humor, bem como atribuir tratamento adequado.



Qual é o tratamento para a depressão? Pode ser evitado?

De acordo com a situação particular do paciente, o médico pode recomendar terapia de conversação ou medicação. O tratamento também pode incluir recomendações para atividade física adicional, terapia com luz, terapia com animais de estimação, simulação elétrica ou magnética e outros tipos de tratamento.


Há uma série de estudos que tentam fornecer métodos de prevenção para a depressão. Um deles indica que algumas formas de depressão, especialmente a chamada depressão sazonal (que se intensifica durante a parte fria e escura do ano) podem ser tratadas com a ingestão de vitamina D. No entanto, não comece a tomar pílulas sem consultar seu médico.


Especialistas recomendam que pessoas em grupos com risco de depressão consultem especialistas regularmente. Qualquer doença é mais fácil de combater se observada desde um estágio inicial.

Você já notou algum desses sintomas em você ou em seus entes queridos? Talvez seja hora de considerar uma visita a um especialista, não leve isso de ânimo leve.

Esperamos que esta informação tenha sido muito útil. Compartilhe este artigo com seus amigos. Se você deseja que seus contatos também se beneficiem, compartilhe essas informações com os seus contatos, amigos e familiares.