Conheça alguns tratamentos naturais que irão ajudam a eliminar e evitar os calos nos pés

Os calos costumam ser formados a partir da pressão ou atrito quando a pele se “protege”, acumulando-se na área pressionada, geralmente nos pés. Apesar de inofensivo para a saúde, alguns calos são bastante incômodos. Mas eles podem ser eliminados rapidamente, de forma segura e natural.

Geralmente os calos costumam incomodar e doer bastante quando eles atingem uma maior profundidade na pele e acabam alcançando nervos. Em alguns casos pode acontecer da calosidade se espalhar por uma área maior e, dependendo da pressão desse local, acontecer rachaduras, por exemplo.

Mas caso os calos estejam muito elevados, doloridos e incomodando muito, procure a ajuda de um podólogo que possa orientar um tratamento específico para eliminá-lo sem causar danos.

Remédios caseiros para acabar com calo

Pegue o equivalente a três paus de alcaçuz moídos e misture com meia colher (de chá) de mostarda ou com uma colher (de chá) de sementes de sementes de gergelim. Antes de dormir esfregue com movimentos suaves na região afetada. Aos poucos o tamanho do calo será reduzido.
O mamão papaia também é um excelente e natural remédio caseiro para tratar o aparecimento de calos. Pegue a polpa fresca da fruta e passe em movimentos circulares sobre os calos. Repita o procedimento, pelo menos, três vezes ao dia.
Se o calo estiver bastante dolorido, amarre (ou fixe como conseguir) uma fatia de limão sobre o calo antes de dormir. No dia seguinte haverá uma melhora significativa das dores.
Assim como foi feito com o limão, outra alternativa pode ser feito com o bulbo de uma cebola da Índia. Repita o processo sempre que for necessário.
Saiba mais: Uso excessivo de salto alto traz perigos à saúde. Veja quais são
Amasse um giz até ele virar pó e misture uma pequena quantidade dele com uma colher (de sopa) de água. Aplique na região afetada.
Faça um suco de figo verde e aplique a bebida sobre o calo, pelo menos três vezes ao dia.
Prepare um chá com quatro colheres (de sopa) de camomila em um litro de água. Coloque a mistura em uma bacia e molhe os seus pés com ela. Além de ajudar a aliviar as dores, a erva também suaviza a pele endurecida.
Mergulhe os pés em uma mistura de água quente com meia xícara de bicarbonato de sódio e deixe imerso por aproximadamente trinta minutos.
Dicas para melhorar o calo
Proteja o calo e evite o atrito dele nos calçados. Use proteções específicas para calos (vendidas em farmácias e lojas especializadas).
Outra opção que ajuda proteger e evitar o atrito do calçado no calo é o Band-Aid ou algodões.
Nunca corte os calos, pois isso pode resultar em sérias consequências, gerando até mesmo uma possível infecção.
Mantenha seus pés sempre hidratados, principalmente a região que mais sofre com o atrito.
Pelo menos uma vez por semana mergulhe seus pés em água quente e esfregue uma pedra pome para suavizar os calos.


Principais causas dos calos
Sapatos e sandálias apertados ou de bico fino costumam causar muitos calos.
Alterações ortopédicas congênitas, como pés cavos (onde o arco alto faz com que os ligamentos encurtem, causando a flexão das falanges), também costumam causar calos.
As alterações ortopédicas que foram adquiridas também provocam o problema. Isso acontece quando os artelhos ficam em formato de martelo ou tem outros tipos de deformações.