A depressão é uma doença séria, nem sempre bem compreendida ou aceita como tal, já que as pessoas costumam confundir seus efeitos e sintomas.

Esta doença causa uma tristeza e um desânimo constantes, o que ontem era motivo de alegria, hoje perdeu a importância e já não faz mais nenhuma diferença para a pessoa deprimida. A depressão tem tipos distintos, sendo que um deles é considerado o tipo crônico e o outro o agudo. Na crônica, ou distimia os efeitos são os mesmos que na depressão maior, ou aguda, mas são menos intensos e perduram por meses ou até anos. No quadro de transtorno depressivo maior, os sintomas são intensos e vem subitamente, impedindo a pessoa de executar as atividades de seu dia a dia, das mais simples, como a higiene pessoal, em casos graves, até os compromissos de trabalho ou outros.

São sintomas comuns nos dois casos
Desânimo constante e, nas crianças e adolescentes a irritabilidade é que predomina;
Diminuição no apetite, acompanhado de perda de peso;
Perda de entusiasmo e motivação pelas atividades diárias;
Cansaço constante;
Dificuldades para se concentrar;
Agitação ou languidez excessivas;
Sentimento de culpa constante;
Alteração do sono, pode ter insônia ou passar o tempo todo com sono;
Ideias suicidas ou de morte frequentes.
Apesar de a depressão em qualquer nível necessitar acompanhamento médico para trabalhar as causas desse problema, existem chás medicinais que podem ajudar de maneira natural a tratar os sintomas da depressão, sendo ela crônica ou não. Também esses chás são especiais para quem não sofre do problema, mas está (momentaneamente) deprimido, em casos em que o sentimento de depressão é circunstancial, sendo causado por um fator externo, como a perda de alguém ou a perda de um emprego, por exemplo.


Veja quais são as ervas medicinais que podem ajudar muito nos casos de depressão
ERVA DE SÃO JOÃO
Faça uma infusão (ferva a água e despeje sobre a erva medicinal na xícara) com uma colher de sobremesa de erva de são joão e uma xícara de água fervente. Pode ser bebido em até quatro vezes ao dia.

FOLHAS DE SALGUEIRO BRANCO
Faça uma infusão de um litro de água e 30 g de folhas de salgueiro branco, deixando por 18 minutos. Tome 3 pequenas xícaras desse chá por dia.

ALECRIM
Deve-se fazer uma infusão com uma colher de sobremesa das folhas do alecrim em uma xícara de água fervente. Tomar até três xícaras ao dia.

JASMIM*
ROSA*
* Usadas tanto em chá quanto na aromaterapia.