Problema da idade
A artrose é um desgaste da cartilagem de articulações que suportam peso ou realizam muito movimento, como por exemplo, os pés, joelhos e os quadris. Essa degeneração é ligada à idade, pode começar a partir dos quarenta anos, mas também há a forma precoce, causada por algum traumatismo ou doença congênita que possa afetar essas articulações.

Com o passar do tempo e a sobrecarga na articulação, a cartilagem se desgasta e acaba perdendo a agilidade e elasticidade, causando dor e dificuldade de articulação, pois, devido à falta da cartilagem para dar o amortecimento, as superfícies das articulações se atritam.

A artrose pode ser prevenida através de cuidados, como: evitar a obesidade, já que o sobrepeso é fator determinante para o desgaste das cartilagens. Isso se consegue unindo-se a mudança de hábitos alimentares à uma rotina de exercícios físicos, como caminhadas de trinta minutos, andar de bicicleta ou nadar, estes, aliás, são também excelentes métodos preventivos e de tratamento da artrose, já que os exercícios estimulam as articulações.

Também podemos fazer uso de alguns remédios caseiros bastante eficazes para tratar a artrose, veja algumas receitas
– GARRA DO DIABO (ou garra de gato) é uma planta muito usada para tratar as dores de artrose, artrite e reumatismos.

Ferva meio litro de água, acrescente 5 colheres de sopa de tubérculos de garra de gato picados ou fatiados;
Deixe fechado, em repouso até que esteja morno.
Beba até três xícaras ao dia, nos intervalos das refeições.
OBS.: Esse chá é diurético, portanto não deve ser tomado mais do que a dosagem recomendada, além disso, em excesso também pode ocasionar vômitos e diarreia, etc. As grávidas não podem tomar esse chá, pois é abortivo.



– CABELO DE MILHO: Ferva um litro de água com 100g de “cabelo de milho” (estigma de milho) por dez minutos. Podem ser bebidas até três xícaras por dia.

 OUTROS CHÁS QUE SÃO ÚTEIS APRA TRATAR A ARTROSE: alfafa, aipo, cedro-rosa, calêndula, buva, caroba (casca), guiné, canema (raiz), paineira (casca), tarumã, violeta, cavalinha, salsaparrilha, caiapó, chapéu-de-couro, velame, dente de leão, gergelim-preto e erva-de-são-joão.



– CARTILAGEM DE TUBARÃO, GELATINA DE PEIXE E CLORETO DE MAGNÉSIO;



– Faça uma infusão de álcool e arruda com pedras de cânfora e deixe em infusão por três dias, depois, massageie ou faça compressas no local duas vezes ao dia, durante alguns dias.



– Faça cataplasma de argila quente, aplicando sobre as áreas doloridas por trinta minutos.