Você sabe o que é?
É uma dor constante que inicia na região lombar (nas costas, pouco acima da cintura), passando pelas nádegas e chegando até a parte mais baixa de uma ou de ambas as pernas. Esta dor percorre todo o nervo ciático, que é o nervo mais longo do corpo.

O que causa a dor no nervo ciático?
Quando o nervo está irritado por inflamação ou por motivos como:

compressão externa;
deslocamento de disco intervertebral;
por hérnia de disco na coluna lombar;
contratura do músculo piramidal.
Quais são os sintomas frequentes da dor ciática?

A dor ou espasmos, pinçadas, começam na região lombar e seguem pela parte profunda da perna e vão até o pé. Essa dor, que pode ser também uma queimação ou pontada e causar formigamento, redução de sensibilidade ou fraqueza nos músculos das pernas, pode começar gradualmente e aumentar à noite. Também pode ser agravada pelos movimentos.

É possível amenizar os sintomas deste problema com tratamentos naturais!
É necessária uma avaliação médica através de exame clínico, o médico tem condições de diagnosticar a doença por testes físicos, como: Lasegue, Neural ou SLR.

Os tratamentos para a dor ciática geralmente iniciam com a fisioterapia, desde as técnicas aplicadas manualmente (mobilizações articulares, Osteopatia, Maitland, Mulligan, entre outras), quanto as que o paciente é colocado em mesas de Tração Eletrônica ou Flexão-Descompressão.

Outros métodos, como o Pilates, musculação e acupuntura, também são muito utilizados nesses casos. Além desses métodos de tratamentos físicos, ainda há mais algumas dicas naturais que ajudam a tratar a dor ciática:

COUVE: cataplasmas de folhas de couve quente, aplicadas no local da dor, sendo trocados a cada hora;
1/2 copo de suco de couve bebido em jejum;
FEIJÃO: preparar uma pasta de farinha de feijão e água quente e aplicar no local.
ABACATE: preparar  um chá com as folhas do abacateiro e aplicar morno no local;
LARANJEIRA: preparar chá com folhas de laranjeira e erva-cidreira, sendo usadas 3  colheres dessas ervas picadas em um litro de água fervente. Tomar 3 xícaras ao dia.
CHÁ DE SALSAPARRILHA, tanchagem, chapéu-de-couro e cavalinha, misturar as três ervas em partes iguais e usar 3  colheres de sopa dessa mistura em 1 litro de água fervente. Beber 3 xícaras ao dia. Pode ser acrescentado a esse chá um limão e 10 gotas de própolis.
EUCALIPTO: massagear o local com óleo de eucalipto;
GENGIBRE E LINHAÇA: cozinhe a linhaça em água até formar uma papa e rale o gengibre, misturando os dois e colocando essa mistura num pano limpo, formando um saquinho. Aplique no local e ponha em cima uma bolsa de água quente.