O vírus do papiloma humano (HPV, do inglês human papiloma virus) é o nome genérico dado a um grupo de vírus que compreende mais de cem tipos diferentes, que podem provocar a formação de verrugas na pele, nas regiões orais e genitais.
As lesões genitais podem ser muito perigosas, pois estão ligadas ao câncer de colo de útero e do pênis. O HPV é uma infecção adquirida pelo contato sexual.
Sintomas e diagnóstico
Na maioria das vezes, a infecção pelo HPV não apresenta sintomas. O vírus pode ficar instalado no corpo sem se manifestar durante muito tempo, mas pode ser transmitido. Geralmente o vírus entra em ação quando a defesa do organismo fica abalada, como numa fase de estresse ou durante o período de gravidez.
A mulher pode ter sintomas como uma leve coceira, dor durante a relação sexual ou corrimento, entretanto o mais comum é que ela não perceba nenhuma alteração em seu corpo. O diagnóstico de suspeita da infecção é feito através dos exames de papanicolau ou colposcopia; e o diagnóstico de certeza é feito através de biópsia da área suspeita.
Tratamentos naturais para HPV
Existem alguns remédios caseiros que podem auxiliar no tratamento da infecção. Lembre-se que estes remédios caseiros não substituem o uso dos medicamentos prescritos pelo médico, são apenas uma forma de complementá-lo, podendo aumentar a sua eficácia. Confira a seguir:
Suco de laranja enriquecido
Alimentos ricos em vitamina C, como o suco de laranja, ajudam a fortalecer o sistema imunitário facilitando o combate ao vírus. Para preparar um suco de laranja enriquecido, basta seguir a seguinte receita:
Ingredientes:
– Suco de 3 laranjas;
– 1 cenoura descascada;
– ½ beterraba crua descascada.
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e beba logo a seguir, no intervalo entre as refeições. Dê preferência para os ingredientes orgânicos.
Alimentação saudável
Um bom remédio natural para HPV é fortalecer o organismo com uma alimentação saudável, consumindo preferencialmente os alimentos orgânicos, pois eles estão livres de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos que podem prejudicar a saúde.
Ervas
Para evitar doenças, recomenda-se a ingestão do chá de aroeira e de ipê-roxo, bem como as cápsulas de unha-de-gato, duas vezes ao ano. Estas ervas ajudam no fortalecimento do sistema imunológico e atuam no aparelho reprodutor, evitando o aparecimento de algumas doenças.