A planta integra a lista de produtos naturais que fazem bem para o organismo humano. Confira suas propriedades
Rica em diversos princípios ativos, entre eles taninos, pectina, mucilagens, flavonoides e antocianinas, a planta de nome científico lythrum salicaria L. é mais uma erva que integra a lista de produtos naturais que fazem bem para o organismo humano.
Mais conhecida como salgueirinha, esta planta é uma herbácea que pode chegar até 1,80 metros de altura. Ela ainda apresenta tronco reto e totalmente ramificado.
Além do nome salgueirinha, esta planta é conhecida por outras nomenclaturas que vão depender da região onde ela se encontra. Por exemplo, pode ser chamada de erva-carapau, salicária e salgueira.
Nativa da Eurásia, se espalhou e hoje pode ser encontrada em diversos países. Sua floração é roxa e delicada, agrupando-se em forma de espiga. As flores nascem entre abril e agosto.
Propriedades da salgueirinha
Adstringente;
Antidiarreica;
Cicatrizante;
Emoliente;
Pulmonária;
Resolutiva;
Tonificante;
Vulnerária.
Benefícios desta planta
Diante de tantos benefícios, a salgueirinha é eficaz no tratamento de problemas internos e externos do corpo. A princípio, consegue auxiliar os pacientes que sofrem de reumatismo e de crises de coluna.
Além disso, torna-se um medicamento muito útil para eliminar distúrbios intestinais como a diarreia, colites e gastrenterites.
Vaginite, metrorragias e leucorreia também são tratadas com esta erva. A salgueirinha também serve para cicatrizar problemas na pele, como feridas infectadas, úlceras varicosas, dermatoses e eczemas.
Chá de salgueirinha
Esta erva pode ser encontrada em feiras livres ou com mais facilidade em lojas de produtos naturais físicas e, especialmente, online. Então, ao adquiri-la, o consumidor deve lavar suas folhas, enquanto um litro de água filtrada vai ao fogo.
Quando o líquido ferver, acrescente duas colheres (de sopa) da planta e tampe o recipiente. Aguarde a infusão por aproximadamente 10 minutos. Depois é só coar e beber, sem a adição de adoçantes.
Contraindicações e precauções
O chá desta planta não deve ser consumido por grávidas, mulheres em período de lactação e nem por crianças menores de 12 anos. Mesmo se tratando de um produto natural, o consumo deve ser feito com cuidado e sob orientação médica. Desta forma, é possível alcançar os benefícios que a planta proporciona, sem colocar a saúde em risco.