Os ingredientes da pastilha têm ação contra vÃrus e bactérias, combatendo a dor de garganta, tosse e resfriado, além de proporcionar sensação de frescor
Sabe aquele incômodo que dá na garganta quando aparece uma tosse indesejada. Pois bem, a primeira coisa que você pensa é correr na farmácia para comprar aquelas pastilhas que vão aliviar os sintomas.
Saiba que para torná-las mais atrativas, os fabricantes usam uma série de outras substâncias que fogem da temática natural, como por exemplo o corante, conservantes e demais aditivos quÃmicos.
A partir desse texto, você vai ter mais uma opção para lidar com esse problema. E, o melhor de tudo, usando o benefÃcio natural de algumas ervas.
BenefÃcios das pastilhas caseiras
Dentre os principais produtos usados na composição da pastilha caseira, o limão, o cravo, o gengibre e o mel são os ingredientes base.
Eles têm ação comprovada contra vÃrus e bactérias, além de proporcionar sensação de frescor. Juntos, os ingredientes vão atuar contra a dor de garganta, combatendo a tosse e a gripe.
BenefÃcios para a saúde
Conheça um pouco mais sobre os benefÃcios dos ingredientes-base da receita para a sua saúde:
Gengibre
A raiz é usada para combater resfriados e outras doenças das vias respiratórias, atua como anti-inflamatório e antisséptico, combater náusea, dores musculares, alivia dores intestinais, previne câncer e dá energia.
Cravo
O cravo possui ação analgésica e antisséptica, o que faz com que ele seja usado para amenizar sintomas de dores de cabeça, cólicas menstruais, candidÃase oral, febre, dores de dente e inflamações da garganta.
MEL
O mel possui grande qualidade de antioxidantes, o que o torna um valioso complemento para a dieta. Ele contém ainda inibina que nada mais é que um excelente bactericida além de antiséptico.
Limão
O limão é conhecido pela sua alta concentração de vitamina C. Para se ter uma idéia, um limão contém mais vitamina C que o recomendado para uma dose diária, importante para aumentar os nÃveis do colesterol bom.
As substâncias conhecidas como flavonoides aumentam a absorção de antioxidantes pelo corpo, o que acarreta no reforço da imunidade.
Ingredientes
Meia xÃcara de água;
1 colher (de sopa) de suco de limão;
1 colher (de sopa) de mel;
Meia colher (de chá) de gengibre em pó;
1/4 colher (de chá) de cravo-da-Ãndia em pó;
1 xÃcara de açúcar.
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo. Mexa bem por cerca de 20 minutos. Depois disso, você vai obter uma calda espessa, para isso, deixe-a descansar um pouco.
Pegue uma assadeira retangular e forre-a com papel-manteiga. Quando você perceber que a calda esfriou a ponto de ficar um pouco mais grossa, pegue uma colher e vá colocando pequenas porções (no formato de uma pastilha), por cima do papel-manteiga. Você também pode usar um saco de confeiteiro com bico fino.
Depois de passado esse processo, espere descansar por mais 20 minutos, depois polvilhe com açúcar para evitar que as pastilhas se colem umas às outras. Quando esfriarem, as pastilhas estarão prontas para serem usadas.