Não existe fórmula mágica. Mas você pode comer alimentos deliciosos que ajudam a combater o mau colesterol, e seguindo outras dicas simples
Não existe milagre para fazer a taxa de colesterol diminuir. Hábitos alimentares saudáveis e exercÃcios fÃsicos são a chave para manter baixos os nÃveis do colesterol. Controlar esse Ãndice serve para afastar o risco de infarto e derrame cerebral, além de outras doenças como o Mal de Alzheimer.
Mesmo que você tome medicamentos de forma regular, ainda se faz necessário mudar os hábitos. Seguindo uma dieta adequada, um dia você poderá deixar de necessitar de remédios.
Sem abrir mão de comer bem, fizemos uma lista com 10 alimentos e ações, que te ajudarão a combater o colesterol.
AçaÃ
Apesar do alto teor de gordura, a maior parte é de gorduras monoinsaturadas (60%) e poli-insaturadas (13%). Que são benéficas e auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e melhoram o HDL.
Peixes
Fontes de de ácido graxo ômega 3, um tipo de gordura boa, insaturada, encontrada nos espécimes de água fria, como salmão, atum e truta.
As gorduras insaturadas ajudam na redução dos nÃveis de triglicerÃdeos e colesterol.
Oleaginosas
Nozes e castanhas apresentam grande quantidade de antioxidantes. A arginina, também presente nesses alimentos, atua como vasodilatador e contribui para a redução do risco de desenvolvimento de doenças coronárias.
Chocolate amargo
O chocolate amargo pode fazer parte da sua dieta porque é rico em flavonoides (substâncias que diminuem o LDL).
Você pode diariamente comer até 30g do doce como sobremesa.
Aveia
A aveia possui uma fibra chamada betaglucana, que retarda o esvaziamento gástrico, promovendo maior saciedade, melhora a circulação, controla a glicemia (açúcar no sangue) e inibe a absorção de gordura (colesterol).
Azeite
É fonte de ácido oleico, bom para controlar as taxas de colesterol. Faz bem ao aparelho cardiocirculatório e para controlar o diabetes, além de reduzir a taxa glicêmica.
Vinho
A ingestão moderada (uma a duas doses por dia) garante a elevação de aproximadamente 12% nos nÃveis de HDL, colesterol bom, parecido com os resultados da prática de exercÃcios.
Canela
Pesquisas mostraram que as substâncias antioxidantes contidas na canela combatem o colesterol ruim. Uma colher de canela por dia é o ideal.
Soja
Ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL). Além de ser grande fonte proteica de baixa caloria.
Laranja
Os flavonoides, substâncias antioxidantes presentes na fruta, diminuem os nÃveis de LDL (colesterol ruim), porque limitam a absorção do colesterol no intestino.
Derivados de leite integral, preparações à base de coco, biscoitos recheados e evitar frituras em geral. Tudo que sabemos que engorda muito!
Os alimentos fritos não influenciam diretamente no aumento de colesterol, a não ser que tenham sido produzidos com gordura de origem animal, como banha de porco e manteiga.
Preste atenção nos rótulos dos produtos
Conhecer a lista de ingredientes de um produto é fundamental para ter uma vida mais saudável. Por exemplo, a principal dica é reparar no primeiro ingrediente da lista, o que está em maior quantidade. Se tiver açúcar, sódio, gordura, como o primeiro ingrediente, é melhor evitar.
Os alimentos industrializados têm muito sal, açúcar e gordura. Por isso, acabam contribuindo para complicações como o colesterol alto.
O ideal sempre será optar pelos alimentos in natura, frescos ou com preparações caseiras.
Última dica: pratique exercÃcios fÃsicos
Os exercÃcios também entram em ação na luta contra o colesterol elevado, pois ao suar você utiliza reservas energéticas, o que ajuda na diminuição de gordura e colesterol.