A infecção na região auditiva causa dores e zumbidos no ouvido. Algumas ervas aliviam esses desconfortos
Geralmente causada por inflamações em alguma parte do aparelho auditivo, a dor de ouvido, ou otite, como também é conhecida, pode gerar um terrível desconforto. Essa doença pode estar relacionada a outros males, como infecções na região respiratória, mudanças climáticas, predisposição genética, e alguns outros fatores.
Fora todas as causas apresentadas anteriormente, a dor de ouvido pode estar relacionada também com fatores simples, como presença de água dentro do ouvido. Para tratar o problema, muitos medicamentos estão disponíveis nas farmácias, porém, recorrer aos benefícios que alguns ingredientes naturais trazem pode ser uma boa saída.
Sintomas da dor de ouvido
Os principais sintomas da infecção na região auditiva são dores e zumbidos no ouvido. A otite pode vir a se agravar e ocasionar corrimentos purulentos no ouvido, que são chamados de otorreia. Por isso, procurar um médico especialista é uma das providências mais importantes a serem tomadas.
Para evitar a incidência de problemas dessa natureza, alguns cuidados devem ser tomados: evite utilizar objetos como cotonetes, grampos, palitos ou outros para limpar a região interna do ouvido. Também deve-se ter cuidado e impedir a entrada de água ou qualquer outro líquidos no orifício auricular, já que a umidade favorece a aparição de microrganismos.
Chás para tratar dos de ouvido
Como foi sugerido no início do texto, existem algumas ervas que proporcionam a melhora dos sintomas causados pela dor de ouvido, além de ajudar no processo de cura. No entanto, vale a pena consultar o seu médico, pois, apesar de naturais, esses ingredientes podem desencadear certas reações ao seu organismo.
Chá de guaco
Ingredientes
– 1 litro de água filtrada;
– 1 colher (de sopa) de guaco;
– 1 pedaço de casca de laranja;
– 1 colher (de sopa) de poejo, também conhecido por hortelãzinho.
Modo de preparo
Para preparar o chá você vai precisar de uma panela com tampa. Primeiro, coloque a água para ferver. Quando entrar em ebulição, desligue o fogo e acrescente todos os ingredientes de uma só vez. Deixe a mistura descansar por 10 minutos com a panela tampada. Passado esse tempo, use uma peneira para coar. O chá deve ser ingerido três vezes por dia, enquanto a dor de ouvido durar.
Chá de verbasco
Ingredientes
– 200 ml de água filtrada;
– 1 colher (de sopa) de verbasco.
Modo de preparo
Coloque a água para ferver com ajuda de uma panela com tampa. Assim que começar a borbulhar, desligue o fogo e acrescente a erva. Deixe o recipiente tampado, descansando por 10 minutos. Passado esse tempo, use uma peneira para remover a erva. A forma correta de utilizar o chá é umedecendo um pedaço de algodão no chá e pingando algumas gotinhas no ouvido. Use o mesmo algodão para tampa o orifício auricular.
Ingredientes
– 200 ml de água filtrada;
– 1 colher (de sopa) de camomila.
Modo de preparo
Leve a água para ferver, desligando o fogo quando ela começar a borbulhar. Acrescente a camomila e deixe repousando por 10 minutos. Lembre-se de tampar a panela. Depois, use uma peneira para remover a erva. A forma correta de utilizar o chá é umedecendo um pedaço de algodão e pingando algumas gotinhas no ouvido. Use o mesmo algodão para tampa o orifício auricular.