Esse líquido dourado e doce é muito conhecido pelo seu sabor e versatilidade para o preparo de receitas, mas o que muitos não sabem é que o mel é também um poderoso aliado da nossa saúde.
O mel é um produto natural obtido a partir do néctar das flores e seu sabor e coloração dependem do tipo de flor que a abelha coleta o néctar para produzir este doce. Além de ser um ótimo adoçante natural, este alimento é cheio de benefícios porque conta com ação antimicrobiana, estimula o sistema imunológico e é uma ótima fonte de energia.
hoje iremos explorar algumas maneiras em que o mel pode ajudar:
Dor de garganta
Por possuir ação antimicrobiana, o mel é capaz de impedir o crescimento ou destruir micro-organismos, trazendo assim alívio para a dor de garganta.
Problemas respiratórios
Pesquisas mostraram que bactérias causadoras de algumas doenças são sensíveis a ação antibacteriana do mel. Entre esses micro-organismos estão os responsáveis por infecções respiratórias e sinusites, tuberculose e pneumonia. O mel pode ajudar nesse sentido, aliviando os sintomas e o desconforto causado por eles.
Bom para o intestino
O mel é um importante aliado na manutenção da flora intestinal pois possui carboidratos não digeríveis e oligossacarídeos que são prebióticos, contribuindo para um melhor trânsito intestinal e a prevenção de problemas como diarreia e constipação.
Bom para pele
O mel é rico em antioxidantes, como ácidos fenólicos, os flavonoides e os carotenoides. Por essa razão, ele vem sendo utilizado na fabricação de cosméticos como sabonetes e cremes. O mel contribui para a diminuição dos radicais livres, prevenindo assim o envelhecimento precoce e contribuindo para uma pele mais bonita e saudável. Pesquisas indicam que o mel ajuda também na cicatrização de feridas e em casos de úlceras, queimaduras e abscessos na pele.
Ação antioxidante
Por ser rico em antioxidantes, o mel ajuda a diminuir os radicais livres, evitando o envelhecimento celular e também proporcionando uma pele mais bonita e saudável. Além disso, esse alimento pode ajudar na prevenção de doenças como o Alzheimer, problemas cardiovasculares, entres outras.
Diminui os riscos de infecção urinária
Alguns estudos apontaram que bactérias causadoras de certas doenças são sensíveis a ação antibacteriana do mel. Entre esses microrganismos estão os que causam infecção urinária.
Melhora o sono e ajuda a relaxar
O mel estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Sabe-se que mais de 90% da serotonina é produzida no intestino, portanto, por trazer benefícios para o intestino, o mel também trabalha a favor do seu bem-estar através desse órgão.
Alivia a indigestão
Para aquelas pessoas que sofrem de indigestão, as propriedades antissépticas do mel aliviam a acidez no estômago e melhoram a digestão. Além disso, o mel ajuda a neutralizar os gases. Experimente comer uma colher de mel antes das refeições, para ajudar na digestão.
Dá energia
Evite o aquecimento em excesso do mel, pois isto pode reduzir a acidez e a umidade do alimento e causar a perda na atividade de algumas enzimas, fazendo com que o alimento deixe de ter parte de suas propriedades benéficas.
Fonte: 9 Surprising Health Benefits of Raw Honey