Os Benefícios do óleo de melissa são diversos, pois ele possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo.

O óleo essencial de melissa, é muito usado para tratar uma serie de problemas de saúde, como: insônia, ansiedade, enxaqueca, hipertensão, diabetes, herpes, depressão e demência.

Suas propriedades antivirais e antimicrobianas estão presentes em um aroma doce e agradável. E um dos benefícios mais conhecidos do óleo de melissa é a sua capacidade de tratar feridas e virus da herpes, de forma natural, sem a necessidade de antibióticos.

A melissa, consumida com certa regularidade pode aliviar muitas condições ruins de saúde. Para os agitados, ela é um excelente tranquilizador, reduz a ansiedade e o estresse, proporciona relaxamento e melhora a qualidade do sono.

Veja agora alguns dos benefícios do óleo de melissa

1. Melhora os sintomas da doença de Alzheimer

2. Possui atividade anti inflamatória

3. Previne e trata infecções

4. Tem efeitos antidiabético

5. Promove a saúde da pele


Aprenda a fazer a água de Melissa

Existe ainda uma outra forma para consumir a melissa: a água de melissa. Esse é um medicamento homeopático que pode ser comprado em farmácias, sem receita médica.

Este medicamento é indicado para tratar gases intestinais; previne espasmos e cólicas no estômago, intestino e bexiga; é estimulante e calmante do sistema digestivo; analgésico (diminui a dor) e abaixa a pressão arterial. A água de melissa, assim como o chá desta planta, também acalma e relaxa os nervos. Tem efeitos sedativos, ou seja, promove o sono, e por isso é melhor ser consumida antes de dormir.


Atenção se você já tomar medicamento para dormir pois, a interação medicamentosa da água de melissa com outros sedativos pode causar sonolência excessiva.

Como usar a água de melissa
Recomenda-se usar 30 gotas de água de melissa diluídas em meio copo de água para usá-la como sonífero, ou para combater problemas de ansiedade e insônia. Mas o ideal mesmo é consultar um médico que possa avaliar o seu caso e indicar ou não a melissa para você em particular.

Ingredientes:
20 gramas de folhas de melissa 3 gramas de folhas de angélica 3 gramas de coentro 2 folhas de canela 0.5 gramas de cravo 15 gramas de casca de limão 1 litro de bebida alcoólica (vodka) Modo de preparo

Para o preparo, basta misturar todas as ervas com a bebida alcoólica e deixar marinas por 15 dias, mexendo ocasionalmente. Depois basta filtrar e armazenar em um vidro fechado e guardar longe do calor.

A posologia é de 30 gotas diluídas em água.

Além disso também é possível usar a melissa em forma de chá.

Chá de melissa é popularmente usado para problemas digestivos, para eliminar os gases causados pela má digestão, proporcionando bem-estar após as refeições mais pesadas. É ótimo também para aliviar náuseas, cólicas menstruais e enxaquecas.

Para fazer o chá de melissa, basta ferver 200 ml de água e depois acrescentar um punhado das folhas da erva, tampar e deixar em infusão por 10 ou 15 minutos.

Quando estiver morno, coe e beba. A melissa é naturalmente adocicada e muito gostosa, não precisa adoçar mas você pode acrescentar algumas gotas de limão que ficará muito bom!

Consuma o chá antes de dormir, ou em momentos em que seja possível relaxar, pois ele causa sonolência.

Contraindicações da água de melissa

A água de melissa não deve ser consumida por pessoas que tenham hipotireoidismo, crianças menores de dois anos, grávidas ou lactantes.

Ela também é contraindicada para pessoas que possuem sensibilidade ao álcool ou que estejam fazendo tratamento para abandonar o consumo de bebidas alcoólicas pois o medicamento contém álcool. Procure um médico se você for portador de condições crônicas como diabetes ou tiver problemas com o fígado antes de consumir água de melissa.

Não há relatos de efeitos colaterais fazendo uso normal da água de melissa. Porém o excesso de melissa pode causar desconforto abdominal, dores e gases. Procure atendimento em caso de ingestão exagerada acidental da água de melissa.