Vermes, de modo geral, é o nome que se dá a um vasto grupo de animais alongados ou achatados, de corpo mole, sem esqueleto interno ou externo. Existem vários filos e gêneros, alguns deles são parasitas, como a tênia e a lombriga, e causam verminoses, mas outros, como a minhoca, desempenham um papel muito importante na ecologia. Os vermes estão em todo o lugar, pois são encontrados em praticamente qualquer habitat, mares, rios e solos.

O que é verminose?
Quando falamos de verminose estamos nos referindo a um grupo de doenças causadas por parasitas que se instalam no organismo.

As verminoses, ou parasitoses, são resultantes diretas de hábitos de higiene deficiente, falta de saneamento básico, ingestão de verduras, frutas ou outros alimentos contaminados. Mas, não pense que só acontecem no campo ou nos locais menos favorecidos, não.

Verminose acontece em todo lado, basta você comer uma saladinha de alface ou rúcula, em algum restaurante, ou um sanduíche natural que parece tão gostoso, enfim, as folhosas que se comem cruas. Mas, há importantes vetores também no consumo de animais (porco, peixe, galinha) especialmente quando suas carnes são mal cozidas ou se usam as vísceras como alimentos (rins, fígado, miolo).

Verminoses são caso de saúde pública, situações de difícil controle e que obrigam a ações sistemáticas tanto de educação quanto de controle de vetores. Os principais vetores das verminoses intestinais, as mais abundantes, são os patógenos existentes em fezes (de animais ou humanas), diversos tipos de insetos e caramujos de águas paradas (é o caso da esquistossomose, por exemplo). O contágio se dá por ingestão de suas larvas, ovos ou contato físico direto.

Sintomas das verminoses
As verminoses em humanos podem ocorrer nos intestinos, vísceras (fígado e vesícula), nos pulmões, na pele e até no cérebro, dependendo do local onde o parasita se aloja, no nosso corpo.

Os sintomas mais comuns das verminoses intestinais são:

* cólicas abdominais

* enjoo

* mudança do apetite

* falta de disposição

* fraqueza

* emagrecimento

* tonturas

* vômitos

* diarréia com ou sem perda de sangue ou fome constante.

As mais comuns são a ascaridíase (lombrigas), teníase (solitária), oxiuríase (oxiurios) e tricuríase e seus vetores são as águas, verduras folhosas e o solo.

Algumas outras, menos frequentes, também são importantes pois, em sua decorrência pode resultar alto risco para o paciente: estrongiloidíase, esquistossomose, bicho-geográfico, filariose e hidatidose.

10 remédios naturais para vermes
Na medicina popular há diversos medicamentos que são usados como vermífugos e, todos os que menciono abaixo, têm essa ação curativa comprovada. As receitas são indicadas em leite (a forma tradicional de uso) mas, também podem ser adaptadas a outro veículo líquido de seu agrado. Não exceda as doses recomendadas. Para crianças, as doses devem ser reduzidas na metade, pelo menos.

1. Coco
Em jejum, coma 1 colher de sopa de coco ralado. No meio da manhã, tome um copo de leite morno com 2 colheres de sopa de óleo de rícino. Óleo de coco - tome 2 a 3 colheradas, ao dia, de óleo de coco.

2. Alho
Em jejum, beba meia xícara de leite morno com 2 dentes de alho esmagados, durante 1 semana. Óleo de alho é uma boa receita - em uma garrafa de azeite de oliva (700 ml, azeite extra-virgem, garrafa de vidro escuro) coloque 3 cabeças de alho descascado. Deixe macerar por 10 dias, use este alho para temperar suas saladas ou, também pode tomar uma colher de sopa, em jejum, como preventivo de verminoses.

3. Semente de abóbora
Faça uma infusão com 2 colheres de sopa de sementes de abóbora descascadas em 3 xícaras de água fervente. Deixe abafado por 30 minutos e tome frio.

4. Açafrão
Beba, por 3 dias consecutivos, um copo de leite com 1 colher de sopa de açafrão em pó, raiz moída ou suco da raiz

5. Mamão
Coma sementes de mamão, frescas ou secas, diariamente, em jejum 3 colheradas Tome suco de mamão com limão - em jejum, durante uma semana, tome esse suco se precisar, adoce com mel O suco de mamão verde também pode ser usado para este fim.


6. Cenouras
2 cenouras raladas, em jejum. Este tratamento, de 1 semana, requer que você não coma mais nada até o horário de almoço

7. Ervas vermífugas
Erva-de-Santa Maria é um vermífugo muito potente. Você deve ingerir seu suco, diluído em leite, em jejum, durante 1 semana.

Chá de artemísia - faça uma infusão (1 colher de sopa da erva para 1 litro de água) e tome até 3 vezes ao dia

8. Sementes de Erva-doce
Uma decocção de sementes de erva-doce tem ação vermífuga (1 colher de sopa de sementes de erva-doce para 1 litro de água, ferva por 10 minutos, abafe e deixe repousar por 30 minutos, tome um copo a cada 8 horas)

9. Cravo-da-índia
Tome diariamente, uma xícara de chá de cravo-da-índia (1 colher de cravo em pó para cada xícara de água fervente), durante 15 dias.

10. Frutas nativas
Frutas nativas com poder vermífugo são a fruta-do-conde, abiu, melão-de-São Caetano, umbu e muitas outras.


O tratamento e sua sequência
As verminoses intestinais são deduzidas pelos sintomas que afligem a quem as têm - esta é a forma mais rápida pois, até as análises de fezes podem ser inconclusivas. Acontece que, nas análises de fezes, muitas vezes não são detectados ovos, ou indivíduos (parasitas) se concluindo pela sua não existência mesmo na ocorrência dos sintomas clássicos.

Deste erro resulta que muitas pessoas não se tratam e podem atingir situações mais graves e complicadas. Na dúvida de se você sofre de alguma verminose avalie qual dos remédios populares são mais adequados ao seu organismo

Procure um médico
Em caso de persistência nos sintomas, recomenda-se o uso de um medicamento químico específico para o tipo de verme, mas claro, só após consultar um bom médico.


Fonte Greenme