Estudos baseados em populações têm mostrado de forma consistente que nossa dieta tem uma influência na saúde – uma dieta rica em frutas e vegetais é recomendada. Porém, algumas pessoas comem somente carne ou comem somente vegetais. Evidências para os benefícios para a saúde de dietas exclusivas são escassas.
Os vegetarianos são considerados mais saudáveis, são mais ricos, são mais liberais, bebem menos álcool e fumam menos – mas essas são muitas variáveis na saúde que não necessariamente resultam de ser vegetariano. Um estudo transversal da Entrevista de Pesquisa de Saúde da Áustria AT-HIS 2006/07 mostrou que os vegetarianos são na realidade menos saudáveis do que as pessoas que têm uma dieta mais variada. As pessoas foram agrupadas de acordo com idade, sexo, status socioeconômico, com 1.320 pessoas no total – 330 vegetarianos, 330 que comiam carne, mas também comiam muitas frutas e vegetais, 300 consumidores “normais”, mas que comiam menos carne e 330 desse grupo, mas com uma dieta mais carnívora.
Após controlar essas variáveis, eles descobriram que os vegetarianos tinham um menor índice de massa corpórea (IMC) e menor consumo de álcool, mas tinham uma saúde pior no geral. Os vegetarianos tiveram maiores incidências de câncer, alergias e desordens mentais, uma maior necessidade de cuidados com a saúde e uma pior qualidade de vida.
Como resultado, os vegetarianos tomaram mais medicações do que os não vegetarianos.
Existem limitações nesse tipo de estudo. Um grande número de participantes e uma necessidade de controle significam que as perguntas precisam ser simples. Assim como os vegetarianos não devem abraçar toda as análises que suportam suas crenças, as pessoas que consomem a dieta Paleo também não devem acreditar que seu estilo de vida é necessariamente mais saudável. As pessoas podem ter adotado um estilo de vida vegetariano quando já não estavam saudáveis, por exemplo.
Porém, à medida que a América se encaminha em direção a mais custos com cuidados de saúde pública, é necessário aconselhar as pessoas sobre dietas da moda, como o vegetarianismo, assim como se faz com relação ao fumo e a junk food.
Fonte: science20.com., traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.